segunda-feira, 30 de maio de 2011

A Cultura Condiciona a Visão De Mundo do Homem - Etnocentrismo

Antes de tudo, vamos conhecer um pouco da definição de ETNOCENTRISMO.

"Os brancos são superiores aos negros"
 Etnocentrismo é um conceito antropológico, ou seja, um conceito humano; é uma visão de mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos  através dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é a existência.

 Relacionando etnocentrismo com o tema abordado no livro “Cultura – um conceito antropológico de Roque de Barros Laraia” podemos dizer que há muitas diferenças entre as diversas culturas. “Cultura é como uma lente no qual o homem vê o mundo. Homens de culturas diferente usam lentes diversas e, portanto, têm visões desencontradas das coisas.” - Ruth Benedict.


"A mulher deve se submeter ao homem"
 As culturas atuais estão frequentemente fornecendo exemplos de etnocentrismo. Como as idéias etnocêntricas, preconceituosas, que temos sobre as “mulheres”, os “negros”, os “empregados”, os “paraíbas”, os "gays", os "macumbeiros", entre outros. Assim, como o “outro” é alguém calado, a quem não é permitido dizer de si mesmo, mera imagem sem voz, manipulado de acordo com desejos ideológicos, o índio é, para o livro, apenas uma forma vazia que empresta sentido no mundo dos brancos. Em outras palavras, o índio é visto como “empregado”, o qual os portugueses tentam escravizar no primeiro contato (na colonização do Brasil por Portugal) sem dar a mínima importância a seus valores e sentimentos, justamente por serem um uma cultura diferente, desconhecida, préjulgada inferior.
"Preconceito entre religiões"


 Etnocentrismo pode ser tido também como um certo tipo de preconceito.


  Existem ideias que se contrapõem ao etnocentrismo, uma das mais importantes é a da relativização. Porém já é outro assunto.










Grupo; Edilaine Carolina
            Gabriel Henriques
            João Marcos

Um comentário:

  1. UM POVO SEM CONHECIMENTO. É UM POVO SEM CULTURA, SEM FUTURO , POIS A FALTA DE CONHECIMENTO O LEVA A SER MANIPULADO POR UMA MINORIA QUE FAZEM O QUE QUEREM E COMO QUEREM!

    ResponderExcluir