quinta-feira, 26 de maio de 2011

O homem e o etnocentrismo

    Etnocentrismo é quando um determinado grupo ou indivíduo tem a visão de um outro grupo com características diversas das suas, julga e descrimina os mesmos. O texto que nos foi apresentado aborda claramente a forma de percepção do mundo pelo homem e sua maneira de lhe dar com o etnocentrismo.
    Ao ler percebemos que os grupos sociais tem costumes e tradições muito específicos e particulares. As vezes um costume pode parecer anormal, se olhado por outro grupo social, da mesma forma que parece normal para os próprios que praticam esses costumes. Como foi retratado no texto, a homossexualidade em alguns países é encarada como aberração ou algo anormal, assim como em outros países é um ser mágico, abençoado e até mesmo sobrenatural, e muito respeitado no meio em que se relaciona. Outro exemplo dessa diferença cultural é a forma como viemos ao mundo, em algumas culturas o parto é desconfortável e primitivo, utilizado por opção, muitas vezes, religiosa e/ou cultural. As índias costumam dar a luz de cócoras, o que pode ser diferente ao nosso ponto de vista, onde as mulheres, normalmente, dão a luz em hospitais com profissionais adequados e devidamente preparados para que não haja nenhum risco para a mãe e o bebê.
    Concluímos que, a cultura depende apenas do ponto de vista do ser humano e não deve ser interpretada de forma depreciativa. Devemos respeitar as particularidades de cada grupo ou indivíduo, independente de raça, crença, costume ou cultura.





Por: Grupo 1 - Aline Souza
Keity Benetti
Matheus Teixeira
Pedro Henrique Vieira
Thaís Vilardi

Nenhum comentário:

Postar um comentário